Fundação


Ata de fundação Grupo Salgado Filho

O primeiro ano, denominado pela Comissão Executiva ANO BASE, serviu-nos para estruturar o corpo do avião, ou seja, preparar chefes, instrutores especializados e monitores participar de atividades de âmbito regional, assimilar experiência. No segundo ano de atividade tínhamos como “slogan” ANO AFIRMAÇÃO…Assim como o adolescente nós precisávamos firmar dentro do contexto Escotismo-Aeronáutica ações filantrópicas, atividades ao ar livre, a mentalidade sadia do futuro cidadão…

Setenta e quatro será o ANO CONSOLIDAÇÃO, realizaremos um vôo mais alto, já consta em “nosso plano de vôo” a CONSTRUÇÃO DEFINITIVA DA SEDE PRÓPRIA, tarefa que exigirá de todos nós uma cota maior de responsabilidade, temos durante estes anos de atividades, chutado o IM da palavra IMPOSSÍVEL, com a mente para o alto e os pés no chão…

Nossa Comissão Executiva tem demonstrado dinamismo invulgar através de um equilibrado apoio moral e logístico, nossos Chefes, Assistentes e Instrutores revelaram excepcionais qualidades adestrando os líderes das patrulhas e matilhas que por sua vez estenderam-no aos seus pares. Para ilustrar o saldo positivo do nosso “investimento” basta dizer que iniciamos o Grupo com 3 Chefes, 4 Diretores, 3 Seniores, 16 Escoteiros e 18 Lobinhos atualmente contamos com 9 Diretores, 9 Chefes e assistentes, 14 Seniores, 30 Escoteiros e 41 Lobinhos. Se aumentamos em números não perdemos em qualidade (o que às vezes acontece): antes éramos meros “pata-tenras”, hoje contamos com 20 lobinhos pata-tenras, 12 de 1 estrela, 8 de 2 estrelas, 08 aspirantes a Escoteiros, 8 noviços, 8 2ª classe e 4 1º classe (2 fortes candidatos a Escoteiros da Pátria).

No terreno das realizações apontamos como fatos relevante a nossa presença constante nas atividades regionais, cursos de adestramento para chefes e monitores, reativamos um grupo de Escoteiros que se extinguia (7º DF), atividades cívicas no Eixo Monumental, Escolas e Instituições, visita a hospitais, orfanatos, participação ativa nas Semanas da Asa (palestras, vôos, adestramento específico), 1º ARP-DF (ganhamos 29 eficiências), bi-campeões da Olimpíada Escoteira do Ar, Jamboree do Ar, Fórum de Jovens em Juiz de Fora, Camporee Sul, Jamboree da Colômbia, sem falar num vasto programa de acampamentos, esportes, montanhismo-espeleologia, aeromodelismo etc. – Cremos estar, como qualquer Grupo de Escoteiros, atingindo nossos objetivos. Continuaremos marchando, para a frente e para o alto, sempre prontas a realizar o melhor possível, cientes que os “velhos” sabem e os “moços” podem…

O 9º DF é isso aí companheiros! Um grupo UNIDO, ALEGRE e sempre BEM DISPOSTO como o próprio “slogan” inventados pelos rapazes:

“PASSOU PASSOU PASSOU UM AVIÃO, E NELE ESTA ESCRITO SALGADO FILHO É AMIGÃO”

ESCREVA-NOS:

Queremos contar com sua colaboração, crítica e apoio.

De um amigão

ARNALDO RIBEIRO
Chefe do Grupo

Observação: A ata que apresentamos aqui não traz a data de fundação do Grupo. O Grupo Escoteiro do Ar Salgado Filho – 9º DF foi fundado em 17/10/1971.