Protocolo de retorno às atividades presenciais


As atividades presenciais do grupo estão retornando este semestre (segundo semestre de 2021) para todos os ramos do GEAR 9ºDF. Considerando que ainda encontramo-nos em um período de pandemia, é necessário estarmos em constante alerta para com a saúde e segurança dos jovens e adultos participantes do movimento escoteiro, de maneira que para que as atividades presenciais pudessem voltar em sua total capacidade, protocolos de segurança foram montados com foco na gerência das atividades em tempos de perigo como este. 

Como parte das medidas de segurança, as atividades dos diferentes ramos foram separadas para acontecerem em horários diferentes, seguindo o seguinte horário:

  1. Ramo Escoteiro – Sábado a tarde
  2. Ramo Lobinho – Sábado a tarde
  3. Ramo Sênior – Domingo a tarde
  4. Clã de pioneiros – Sábado final da tarde e noite

Os jovens e adultos deverão agora respeitar certas regras de segurança e distanciamento, dentre elas:

  • Manter uma distância mínima de 2 metros por pessoa, de acordo com as normas da UEB
  • Usar máscara a todo momento
  • Não deverá ocorrer partilha de alimentos e outros pertences, de maneira que os jovens devem trazer seus lanches individuais (a cantina não estará funcionando durante este período)
  • Higienização constante, os jovens devem levar seus próprios equipamentos de higienização (o grupo também disponibilizará álcool de higienização em certos pontos da sede)
  • A realização de atividades que envolvam contato físico ou compartilhamento de objetos
    (p.ex. que passem de indivíduo para outro) está vetada.
  • Apenas os carros dos chefes poderão permanecer dentro da sede, os pais poderão entrar no estacionamento para deixar os jovens mas não poderão estacionar
  • Também será realizada uma checagem de temperatura na hora da entrada do jovem
  • Caso o jovem possua sintomas/tenha testado positivo/contato com alguém que tenha testado positivo da COVID-19, o mesmo deve alertar a chefia para que as precauções sejam tomadas. Em casos mais simples, o jovem deverá se ausentar de ir à atividade por duas semanas, em casos mais extremos o ramo deverá suspender as atividades por duas semanas. Entretanto, cada caso será avaliado individualmente. Isso também se aplica para os chefes.
  • Os jovens devem ter o registro em dia e devem ter o termo de corresponsabilidade preenchido e apresentado ao chefe de seção para poderem participar das atividades. Tal documento pode ser adquirido com a diretoria ou com a chefia de sua seção

Desejamos a todos um bom retorno às atividades presenciais, que todos possam se manter saudáveis e felizes em tempos desafiadores. SAPS!

Deixe um comentário