O que é escotismo?


O Escotismo é um movimento educacional para jovens, com a colaboração de adultos, voluntários, sem vínculos políticos/partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o propósito, os princípios e o método escoteiro.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.

Princípios do escotismo

EscoteirosOs Princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus da maturidade do indivíduo:

a) Dever para com Deus: Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.

b) Dever para com a Pátria: Lealdade ao nosso país, em armonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira.

c) Dever com o Próximo: Respeito e solidariedade ao próximo, participação ativa no desenvolvimento da comunidade e valorização do equilíbrio da natureza.

Para alcançar o nosso propósito, empregamos o Método Escoteiro,que se define como um sistema de auto-educação progressiva e que constitui um todo integrado em que se combinam diversos elementos. São esses os elementos:

1. Lei e Promessa

O elemento fundamental do Método Escoteiro é o convite aos jovens para que livremente aceitem a Lei, expressando essa aceitação por meio de uma Promessa que define os Princípios em que se baseia o Movimento Escoteiro. Assim, a Lei e a Promessa não só formulam princípios, mas traduzem um compromisso com um estilo de vida, com um código de ética, livremente assumido pelo jovem ante um grupo de companheiros.

2. Aprender Fazendo

A educação pela ação é um outro componente do Método, que valoriza o aprendizado pela prática, os hábitos de observação, dedução e indução e o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e na iniciativa.

3. Vida em Equipe

A integração a pequenos grupos é o terceiro elemento-chave do Método Escoteiro. Esses grupos de iguais aceleram a socialização, possibilitam a identificação de todos os seus membros com objetivos que lhes são próprios, permitem o profundo conhecimento de outras pessoas e facilitam a apreciação mútua, a liberdade e a espontaneidade, criando uma atmosfera privilegiada para que o jovem cresça e se desenvolva. O pequeno grupo possibilita a descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidades e prepara para o autocontrole, por meio da disciplina assumida voluntariamente, além de desenvolver a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

4. Atividades Progressivas Atraentes e Variadas

O Método se destina ao cumprimento de um Programa centrado em uma combinação equilibrada de atividades variadas, voltadas para os interesses e necessidades dos participantes. Os jogos, a vida ao ar livre, em contato com a natureza, o domínio de técnicas e habilidades úteis, a interação com a comunidade e a participação em seu desenvolvimento, a mística e o ambiente fraterno, motivam a participação do jovem e explicam por que é tão elevado o índice de comparecimento às atividades escoteiras.

5. O Jogo como Instrumento de Educação

O jogo e a aventura são os meios pelos quais a criança e o jovem se relacionam com a vida que os cerca. Do ponto de vista educativo, o jogo lhes permite descobrir sua própria identidade, facilitando o conhecimento dos demais e a exploração do mundo.

6. A Vida ao Ar Livre

O ar livre é o meio ideal para as atividades escoteiras. É na vida ao ar livre que o jovem desenvolve e equilibra seu corpo, sua saúde e suas capacidades físicas, fatores essenciais para a sua futura qualidade de vida. Os desafios da natureza devolvem ao jovem seu ritmo normal e estimula a criatividade, pouco desenvolvida em função da vida excessivamente organizada das grandes cidades. Esses mesmos desafios criam vínculos poderosos entre os membros do grupo e possibilitam a melhor compreensão da vida em sociedade. A natureza é um ambiente em que a liberdade pode ser exercida espontaneamente e uma profunda formadora de conceitos estéticos, por oferecer um sentido natural de beleza. A natureza também desempenha um papel relevante no desenvolvimento espiritual do jovem, não como uma forma adoração ou como um substituto para a religião, mas como um testemunho da Criação, como uma mensagem do Criador por meio de sua obra e como um convite à participação na criação. Esta significativa valorização da natureza, confrontada com os danos que o homem contemporâneo impõe à sua harmonia, assegura ao Escotismo a primazia entre os movimentos ecológicos: desde a sua origem, o Escotismo defende e promove a conservação da natureza, consciente de que o espaço vital da humanidade e dos organismos vivos constitui um sistema interdependente, onde o prejuízo a qualquer parte se comunica ao sistema, como um todo.

7. As Técnicas e Habilidades Práticas

A educação pela ação implica habilidades práticas e técnicas atraentes que só podem ser dominadas pela execução. Além de permitir que o jovem adquira experiências pessoais e desenvolva sua criatividade, essa espécie de aprendizado o leva a descobrir a realidade exterior, a conhecer suas afinidades e aptidões e o inicia em sua vocação.

8. A Interação com a Comunidade

Os serviços à comunidade e a participação no seu desenvolvimento são uma expressão real dos Princípios do Movimento e uma técnica educativa específica. Aprender, servindo, é uma forma de conhecimento de si mesmo, de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e de assimilação de valores como justiça, respeito aos direitos alheios e solidariedade.

9. A Tradição e o Ambiente Fraterno

As tradições, que conduzem à reflexão, e o ambiente fraterno, que propicia e incentiva, são recursos educacionais amplamente explorados pelo Escotismo. Trata-se de uma reflexão motivada pela ação e que, depois de realizada, retorna sob a forma de uma nova ação, aperfeiçoada e aprofundada. É só por meio dessa reflexão que as demais atividades do Programa se traduzem em crescimento e enriquecimento pessoal.

10. Desenvolvimento Pessoal pela Orientação Individual

A peculiaridade do Método se evidencia na forma como se considera a realidade e o ponto de vista de cada jovem, em cujas potencialidades se deposita a mais absoluta confiança. O educador adulto, mantendo-se como tal, se incorpora alegremente à vida juvenil, prestando seu testemunho pessoal de respeito aos valores preconizados pelo Movimento e ajudando a descobrir e revelar, orientando, nunca dirigindo ou controlando. Este estilo de presença facilita o diálogo e a cooperação entre gerações diferentes e a autoridade adulta existe como um serviço à liberdade dos jovens.

Método Escoteiro

EscotismoO Método Escoteiro propõe o desenvolvimento da personalidade em todos os seus aspectos. Quando surge a puberdade, os jovens iniciam um longo caminho em busca de seu projeto de vida, que só consolidarão depois de terminada a adolescência.

Para chegar até ele, terão que passar pouco a pouco da dependência infantil à autonomia adulta, formar sua imagem de si mesmos e construir sua própria identidade.

Essas tarefas não dependem, apenas, de sua história pessoal e familiar, de suas condições individuais e das circunstâncias de sua vida, mas também dos valores pelos quais fazem sua opção. Por isso o Movimento Escoteiro lhes apresenta um conjunto de ofertas relevantes que submete a sua livre escolha.

Uma delas, provavelmente a mais relevante de todas, é a proposta contida na Lei Escoteira, que reúne os valores essenciais do projeto educativo do Escotismo.

Outra oferta, não menos significativa do que a anterior, é o convite ao jovem para que desenvolva de forma equilibrada todas as dimensões de sua personalidade. É um convite para explorar as riquezas de suas possibilidades e para ser um homem ou uma mulher no sentido pleno.

Para alcançar esse propósito, distinguimos as áreas de desenvolvimento que consideram a variedade de expressões da pessoa e a ordenam com base na estrutura da personalidade:

  • O desenvolvimento físico
  • O desenvolvimento intelectual
  • O desenvolvimento do caráter
  • O desenvolvimento afetivo
  • O desenvolvimento social
  • O desenvolvimento espiritual

 

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